O Inter disputou a série B ano passado. Foi mal na competição, e chegou em segundo lugar. No Campeonato Gaúcho foi eliminado e não ficou entre os primeiros. Na Copa do Brasil ficou pelo caminho. Iniciou o Brasileirão desacreditado em meio a protestos de torcedores. Após as 12 primeiras rodadas já vê como possível a classificação para a Libertadores e há quem sonhe com o título.

Nas primeiras rodadas enfrentou times considerados os mais fortes do país, entre eles: Palmeiras, Grêmio e Flamengo. O Campeonato Brasileiro para o Inter reinicia na próxima quinta-feira (19), quando enfrentará o Atlético-PR, às 21h. O início do time paranaense foi muito bom. Venceu a Chapecoense na estreia por 5 a 1. Logo em seguida empatou com o Grêmio em 0 a 0, na Arena. Nas outras 10 rodadas conseguiu uma vitória apenas e está na zona de rebaixamento.

No dia 23/07, enfrenta o Ceará, no Beira-Rio, que está em último lugar na tabela, com cinco empates e sete derrotas. No dia 26/07, o jogo será contra o Atlético-MG, no Independência. Está em 13º lugar na competição com 14 pontos. Venceu 4 partidas, empatou 2 e perdeu 6.

O Inter vai jogar contra o Botafogo no dia 29/07, no Beira-Rio, que terminou as 12 rodadas com 17 pontos. Venceu 4, empatou 5 e perdeu 3 partidas e está em 9º lugar na tabela. Considerando esses quatro adversários para o mês de julho, o colorado tem condições de somar pelo menos 10 pontos na tabela.